O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

27/10/06

Porque vale a pena ;)

Dando continuidade à rubrica criada pela Fátima Castro e porque hoje quero mandar o pessoal todo bem disposto para fim de semana :) decidi colocar aqui as fotos do agora Nodi ex Camões. Vejam-no aqui nos (maus) tempos em que o encontramos na colónia do Parque da Cidade

Foi operado, posto para adopção e mais uma vez alguém que não se importou em adoptar um gatinho “diferente” lhe deu uma casinha.......façam vocês as comparações do Antes e Depois e vejam porque realmente nós achamos que vale a pena ;)

A Gata Borralheira que virou Princesa :)




Lembram-se da Princesa que virou gata borralheira? Pois hoje esta peluda volta aqui para vos dizer que a gata borralheira encontrou o seu Príncipe Encantado e virou de novo Princesa ;)
Continua com problemas de saúde graves mas a ter todos os cuidados, amor, carinho e longe dos (maus) tempos em que, vá-se lá saber e perceber porquê, vagueou na rua....

Ao seu Príncipe Encantado chamado Luís ;) o nosso muito obrigada pela oportunidade que resolveu dar a esta peluda e por não ter medo de adoptar um animal sabendo que o seu estado de saúde é complicado. Acredito que o futuro não seja muito fácil, mas para já a Princesa está feliz e calma como é bem visível nas fotos tiradas já no seu novo castelo :)


Que tenhas uma vida longa e com qualidade é o que te desejamos do fundo do coração ;)

23/10/06

Mozart ..uma Missão ( quase) Impossível !





Apresento-vos o Mozart...não ele não compõe música apesar de soltar uns miados em tons baixos e suaves que são uma delicia para quem os ouve :)
Este gatinho pertence a uma colónia de rua. Foi apanhado para ser castrado e para lhe ser amputada parte da cauda que apresentava uma ferida. Ficou comigo para lhe fazer o pós operatório e comecei a reparar que ele não era um gatinho “normal” . Abana a cabecinha constantemente, é muito assustadinho e há uns dias confirmei uma suspeita que já tinha. O Mozart é completamente surdo :( O problema neurológico que o afecta não sei a que se deve. Pode ter sido uma pancada, por exemplo. Na Sexta volta ao veterinário e vamos ver se há alguma coisa a fazer. Agora vem o meu pedido aflitivo. O Mozarte terá que ser reposto na colónia quando acabar o pós operatório, mas o Mozart na rua não vai sobreviver muito tempo por todos os problemas que apresenta. Se andas à procura de um amiguinho, se queres um gatinho lindo, mas que para todos os efeitos não é um gatinho dito “normal” o Mozart está à tua espera . Tem 5 meses, está castrado, desparasitado e saudável. A surdez em nada o impede de fazer uma vida normal, apenas se assusta um pouco quando lhe tocamos por trás, sem estarmos no campo de visão dele, o que é perfeitamente normal. Por favor, ajudem-me a dar um lar ao Mozart, se não o poderem adoptar tentem ver em conhecidos e amigos essa possibilidade....ele é um daqueles casos a que costumo chamar “Missão (quase) Impossível” . Como tantas outras vezes já aconteceu, espero estar aqui dentro de algum tempo a dizer que afinal a Missão foi Possível , para isso conto com todos vocês ;)

Aqui podem ver um pequeno filme do Mozart. Sei que muitos de vocês vão ver o abanar constante da cabecita, mas ali está apenas um gatinho ternurento a começar a aprender a brincar!!http://s139.photobucket.com/albums/q301/Fabriro/Gatos/?action=view&current=HPIM4279.flv&refPage=&imgAnch=imgAnch1

Uma familia de amarelinhos

Esta mamã e os seus 2 filhotes foram-me entregues no Sabado.
Encontravam-se num terreno rodeado por quintais com cães que já por mais de uma vez mataram gatos :(
A gatinha mãe tem menos de um ano, tem uns lindos olhos verdes e vai ser esterilizada esta semana. É uma gatinha meiga, mas encontra-se assustada não sendo no entanto minimamente agressiva (limita-se a fugir com medo, deixando fazer festas na boa). Se não arranjar dono para esta menina até acabar o pós-operatório, infelizmente ela terá de voltar para o terreno, pois a FAT aonde ela está não tem capacidade para recolher mais um gatinho) :(



Estes são os filhotes dela - uma menina (a Mai) e um menino (o Tien) com cerca de 2 / 2,5 meses (sim, eu sei que nas fotos eles parecem maiores, mas não são ;) ), tb com olhinhos verdes.
A menina é a mais tigradinha, que se encontra do lado direito da foto. Como a mãe tb se encontram assustados, mas não são minimamente agressivos. Nada que uma semana de "amassos" e atenção não resolva. Estão para adopção, desde que haja a consciencia que não são gatinhos que saltam para o colo a pedir mimos (pelo menos para já :) ) e que têm de ser conquistados...



18/10/06

Rodolfo Valent...ino

Apresento-vos o Rodolfo, maninho do Artur. Andou vários dias a matar de preocupação a madrinha Ana Barroso, porque o via na rua com as orelhinhas queimadas, e a partir de certa altura, com um grande prolapso intestinal... Uma parte do intestino saía para fora do rabinho, e se não fosse apanhado rapidamente e tratado, as perspectivas não eram nada boas!
O malandrinho fez-se difícil de apanhar, mas a Ana demonstrou que é uma verdadeira mulher de garra, e após horas e dias de tentativas lá o apanhou com uma toalha atirada, e foi logo para o veterinário!
Aí foi operado, uma operação delicada de barriga aberta, mas que correu bem, passadas poucas horas já estava bem disposto, como podem ver Agora, já ele aí está para as curvas por muitos e bons anos! Tal como o maninho Lancelot, a quem foi ontem fazer companhia, nunca poderá apanhar sol, pois as orelhas estavam já sem pelo e cheias de crostas das queimaduras...
Perante a dificuldade de o apanhar estavamos à espera de uma ferinha, mas mal se viu numa casinha este menino só quer mesmo é colinho, festinhas, e ronrona que nem um motor de avião! Mas engraçado é vê-lo atrás dos outros gatos e a atacá-los com turrinhas vigorosas antes que eles se apercebam do que lhes está a acontecer! :)))
E para variar, só lhe falta agora mesmo é uma casinha! :)

14/10/06

Oito... sim, leram bem, oito tigrados numa caixa!






Alguém sem coração deixou OITO (sim, oito...) gatinhos dentro duma caixa. São as belezas que as fotos mostram.
São todos saudáveis e estão prontos para serem adoptados. Dois já encontraram uma casinha, restam seis. São todos meiguinhos e foram desparasitados.

Quem quer estas belezas??

Artur ou ... Lancelot II :)))

Esta beleza de olhos azuis é o Artur. Também conhecido como Lancelot II :DD. Veio para minha casa logo depois de o Lancelot ser adoptado. É o destino :))) Chama-se Artur por pertencer à Távola Redonda dos gatinhos brancos... :))
Tinha as orelhinhas no estado que a próxima foto documenta, mas já estão boas (embora ainda sem pêlo).


O Artur agora recupera da fome (e tudo o mais) por que já passou. É um gatinho muito meiguinho e carente, adora enroscar-se no pescoço das pessoas e ronrona e faz patinhas por tudo e por nada.



O Artur agora pede uma casinha e muita meiguice, que ele retribuirá a mil por cento!! :))


Miau...socorro...miau




Na quinta feira resgatei este lindo menino, de seu nome Moisés, do sofrimento.
Estava há 2 dias debaixo de uns arbustos a miar de dores e fome, até que alguém teve o bom senso, embora tardio, de me avisar. Quando cheguei a casa e o pousei no chão, ele não se aguentava em pé, as patinhas abriam-se como 2 asas teimosas e ele miava de dores. Lá fomos, a Susana e eu, para o veterinário que teve que o anestesiar para poder fazer rx, já que o bichinho não aguentava as dores.
História resumida, tem pelo menos uma fractura na bacia, é provável que tenha mais fracturas na coluna mas não se consegue ver com clareza no rx. E mais uma vez deve ter sido vítima de um pontapé :((
Tem que ficar imobilizado 2 semanas na transportadora da foto, mas é um doce de cuidar, quase não mia e quando o faz é por mimo, come muito bem e até consegue, coitadinho, fazer as suas necessidades num espaço mínimo, o que é admirável atendendo às condições em que se encontra.
E pronto, o resto já sabem, toca a arranjar uma casinha para o Moisés poder decretar os seus mandamentos :))

12/10/06

A Irmandade do funil

A coriza, vulgarmente designada por "constipação dos gatos), é uma situação responsável pela cegueira e mesmo morte (os gatos, sem o sentido da visão e olfacto, deixam de comer) de uma grande percentagem de ninhadas inteiras, de rua.
Pois este ano, o nosso grupo tem-se deparado com imensos gatinhos bébés recolhidos por nós, que estavam já com coriza avançada. Estão a ser tratados, é claro, que passa por, para além de antibiótico (para evitar infeções bacterianas mais graves) e gotas para os olhos, também por usarem o famoso "funil", que evita que eles cocem os olhos, ferindo-os e até provocando úlceras. Outra técnica utilizada quando já existe úlcera, é cozer os olhos durante umas semanas, para evitar maior contaminação e "descanso" dos olhos afectados...
Apresento-vos os nossos "irmãos" no infortúnio (eles odeiam ter aquilo na cabeça) :

A Cátia, gatinha minuscula, encontrada juntamente com uma irmã, dentro de uma caixa de sapatos. Um dos olhos já com úlcera, vai estar 3 semanas com o olho cozido, a ver se salva a visão. É uma bem disposta, desafiando tudo e todos para a brincadeira.

O Athos e o Portus, 2 dos "4 Mosqueteiros". Gatos doces e meigos, adoram subir para o meu ombro, fazendo-se passar por papagaios no poleiro. O Athos entretanto já ficou bom e já foi adoptado. O Portus ainda vai precisar de mais uns dias de tratamento.



A Filipinha (tigrada)e o Kafka (preto e branco). Encontrados há poucos dias, sem se mexer, com os olhos colados de tanto pús. O Kafka teve de cozer os 2 olhos, também durante 3 semanas, pois as úlceras já eram profundas. A Filipinha é uma "minhó" deliciosa, que em poucos dias melhorou bastante.

Todos estes gatinhos estão em casas de membros do grupo, separados entre eles e separados de outros saudáveis, para evitar contágios.

07/10/06

Mais uma Blue =)


Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...

Quando se olha para esta menina quase dá vontade de cantar a garota de Ipanema :)

Tem 1 mês e está à espera de um novo dono ... candidatos há algum por aí?


Está menina já foi adoptada. Chama-se Natasha e está a viver juntamente com a sua irmã (Spice) estão muito felizes por terem continuado juntas =)

06/10/06

O Siamês

Este lindo gatarrão está numa Clinica, foi tratado lá pois apareçeu atropelado, tinha o maxilar completamente desfeito e teve de usar ferros durante bastante tempo, agora está completamente recuperado sendo a unica mazela ter ficado cego de um olho.

Mas uma jaula de uma clinica não é o melhor sitio para se viver por mais mimos que possa receber.

É um gato super meigo, está vacinado, castrado e desparasitado só lhe falta encontrar um dono conciente que não o abandone e lhe dê todo o mimo e atenção que ele precisa.

Duas belezas tricolores

Estas duas lindas meninas foram e precisam de encontrar um novo lar o mais rapidamente possivél.


Esta menina tem 3 mesinhos e é um verdadeiro pote de mel, só quer mimos mimos e mimos, é a verdadeira gata de colo =)


Apesar de as fotos não serem grande coisa (culpa da fotografa) são mesmo duas belezuras!

Esta pirralha tem 3 semanitas e foi atirada por cima de um muro dentro de um caixote com mais duas manas. Apesar de ser muito pequenita está pronta para adopção.

É muito meiga e se não lhe dão colo quando quer mia que se farta.


Estão as duas saudaveis, desparasitadas e esperam por um dono 5 * que lhes dê o carinho que mereçem.

Estas duas meninas já foram adoptadas.
A mais pequenita é a Spice e foi adoptada juntamente com a sua maninha =)

O Benny !




Este é o Benny. Gatinho de 2.5 meses que foi encontrado na rua, pela Lina, em muito mau estado. Uma ida ao veterinário e o diagnóstico, patinha partida.

Tão pequenino e indefeso vitima talvez de um pontapé, apesar disso continua um gatinho meigo que ronrona ao mínimo toque. Teve que ser operado e está neste momento em recuperação.

Vai tirar os pontos na Segunda e depois disso vai precisar de encontrar uma pessoa que o adopte, que lhe dê protecção e que nos prometa que nunca mais o Benny irá parar à rua onde tão maltratado foi.
Se achas que podes ser essa pessoa o Benny está à tua espera e de certeza que te vai presentear com muitos miados de mimo e ronrons de felicidade ;)

O Benny já foi adoptado ;)