O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

27/02/07

Deco a Panterinha Negra!


Este gatinho é o Deco. Foi resgatado de uma casa em ruínas ainda bebé com a mãe e mais 2 manos. Desde o inicio que mostrou ser um gatinho muito assustado.... meigo, mas assustado. O lugar onde normalmente tenho os meus penduras é um espaço em que apenas vai alguém tratar deles de manhã e eu à noite. Como este gatinho precisava de muito contacto humano a Dolores ofereceu-se para fazer de Fat e tentar fazer perceber a este peludo que ainda há humanos que merecem confiança...foi um processo difícil que ainda não está completamente concluído. O Deco ( nome da responsabilidade da Dolores ;) ) tem agora 5 meses, foi castrado e precisa de arranjar uma casinha definitiva. Terá obrigatoriamente que ser adoptado por alguém que lhe saiba dar tempo e espaço e principalmente que tenha outro ou outros gatos. É que o Deco adora os outros felinos e isso seria meio caminho andado para uma boa adaptação.


Se és daquelas pessoas que realmente sabe compreender que nem sempre um gatinho tem que ser de colo, que aprecia o carácter independente mas cativante dos felinos adopta o Deco. Ele vai de certeza compensar-te com todas as brincadeiras que tão bem sabe fazer e enrolar-se todas as noites aos teus pés para dormir enquanto te embala com os seus ronrons. Isso ele gosta e sabe fazer muito bem ;)

23/02/07

Kitty, a gatinha super assustada - ADOPTADA




Kitty é filha de uma gata de rua de um dos muitos quintais do nosso Portugal. Enquanto bebé, a Kitty andou sempre acompanhada da mãe mas, a dada altura, a mãe começou a rejeitá-la, tal como lhe foi ensinado a ela. A gatinha foi crescendo e convivendo com outros perigos: o perigo de ficar prenha, de ser atacada por um cão - que não lhe dava tréguas - ou até mesmo de ser atropelada uma vez que o tal quintal tem acesso directo a uma rua muito movimentada.

Recolhi a gata nunca imaginando a sua beleza. Possuidora de um pêlo branco fofo e abundante, a gata ficou aterrorizada por se ver fechada entre quatro paredes.

À medida que o tempo foi passando, a sua confiança em mim deu lugar a uma meiguice sem igual. Eu sempre quis ter uma gatinha branca e esta parecia estar em sintonia com o meu ser. Tentei fazer a aproximação da Kitty com as minhas gatas mas o receio e o pânico dela face ao desconhecido fez-me acreditar que a melhor solução será arranjar um dono para ela. Não por me achar incapaz de a fazer feliz, pois já tive duas gatas que estiveram um ano até se aceitarem, mas por saber que ela precisa do seu espaço com menos gatos mas com pessoas que realmente a façam acreditar que ela pode viver descansada sem se esconder no primeiro canto que encontrar.

Esta gata é muito especial e o seu próximo dono também terá que o ser. Ela não é só uma gata bonita, a Kitty vai precisar de muito mais...
ESTA MENINA JÁ FOI ADOPTADA

Triny - a tricolor




A Triny é uma linda gatinha tricolor, muito meiga e jovem que começou a parar à porta de uns prédios em Gondomar. Algumas pessoas da zona comoveram-se com a doçura da gata e começaram a alimentá-la. Mas tanto o canito que lá anda pelo jardim como o gatinha começaram a incomodar, e muito, outros moradores que não cessam de fazer queixas diárias à Junta de Freguesia para que os animais sejam recolhidos e levados para o canil... :( Boas pessoas como podem e devem imaginar!!!!!
O Grupo vai tomar a iniciativa de recolher a gatinha e proceder à respectiva esterilização para não sermos apanhados com outras surpresas de maior. E é nesta altura que nós achamos que toda ajuda é bem-vinda - quer através de Famílias de Acolhimento Temporário, quer através do nosso artesanato.

A Triny precisa de encontrar alguém que não a faça sentir um estorvo e que valorize o ser que ela é, por toda a sua vida!



10/02/07

O meu Faruk =)


O Faruk é um lindo gatinho de 6 meses mas com tamanho de 4 e hoje chegou a vez "dele" vir cá contar a sua historia.

O Faruk é o ex-Napoleão - o tigradinho de Leça, isto não diz muito sobre a vida anterior dele, mas eu também não a sei contar. Deixo essa parte para a "tia" Fátima se ela tiver disponibilidade =)

Este menino chegou cá a casa pelas mãos da Fátima ( com umas motoristas pelo caminho =P) para sociabilizar, uma tarefa simples que se tornou mais árdua.
Árdua não pelo trabalho que deu, por esse faz-se com gosto, mas sim pelos problemas que o menino ia revelando. Uma barriga enorme mesmo após sendo desparasitado 2 vezes, os olhinho com uma conjuntivite que não havia meio de passar, úlceras na boca, etc., problemas que mesmo com medicação não havia meio de passarem.

Como resultado destes problemas o Faruk foi mantido afastado dos meus outros gatos e só ia tendo contacto com humanos. Os primeiros dias foram como se eu tivesse um fantasma no quarto, só o ouvia ir ao caixote e a comida a desaparecer =)
Com o tempo o Faruk começou a dar o ar da sua graça e a dar a barriga para a sua sessão de amassos diária e agora é o verdadeiro Ferrari, quando liga o motor não ha maneira de o parar!!!

Quando chegou a vez dos meus gatos a historia foi a mesma, 1º dias debaixo da bancada da cozinha e depois veio o verdadeiro amor.
Dorme com qualquer um deles e brincam de que fartam.
Em consequência disto o rapaz começa a fazer parte da família, por isso chegou a altura de lhe dar "ordem de despejo", no bom sentido é claro, hegou a altura de o Faruk saber o que é uma casa para toda a vida, por isso ganhei coragem e vim cá procura-la =)

Este gatinho, que além de meigo é lindo de morrer procura uma família definitiva, uma que não o abandone e que lhe dê muito amor.

09/02/07

A Bela Orquidea !!



A Orquidea é uma gatinha linda e meiga. Recentemente abandonada numa colónia encontrei-a numa noite de frio num estado lamentável. Magrissima, com as almofadinhas queimadas, o pelinho em misero estado, tudo indicando uma carencia vitaminica muito forte derivada de uma muito má alimentação.



Após duas semanas de tratamento e boa alimentação a Orquidea recuperou a olhos vistos, engordou e Segunda-Feira vai ser esterilizada.
A partir daí vai procurar um dono que realmente a mereça e que nunca mais a vá deixar num canto qualquer desta cidade....



08/02/07

Cantinho Médico - Desordens alimentares felinas

Cá apresentamos, novamente, mais uma rubrica do Cantinho Médico. Tal como já foi referido, estes conselhos servem apenas para conhecer melhor alguns dos problemas que afligem os nossos amigos felinos, não substituindo o conselho veterinário.

Desordens Alimentares Felinas

Tal como acontece com os humanos, também os felídeos podem ter problemas alimentares. As desordens alimentares felinas (DAF) podem ser de natureza variada e cada animal reage de maneira diferente ao seu ambiente, fazendo com que o que é normal num gato não o seja para outro. Diferentes factores, como a ansiedade, tédio, dor ou doença, podem fazer com que um gato coma demais ou de menos.

COMPULSÕES ALIMENTARES

PICA
Alguns felídeos, em especial aqueles com ascendência oriental, desenvolvem um distúrbio alimentar compulsivo no qual mastigam e ingerem pequenos objectos não alimentares, como tecidos ou fio. A esta doença dá-se o nome de PICA e pode fazer com que o animal ingira 10 ou 15 objectos de uma só vez. Um gato com este tipo de problemática pode não apresentar quaisquer indícios de mal-estar até deixar de ter espaço para comida no estômago, necessitando de cirurgia para retirar os objectos estranhos.
Esta doença já foi associada à necessidade de atenção, frustração, ansiedade, e brincadeiras ou interacção social com outros animais ou com o dono. Se suspeita que o seu animal teve este comportamento, fale com o seu veterinário o mais brevemente possível e mantenha todos os objectos passíveis de serem consumidos indevidamente longe do seu amigo peludo.

MAMAR NA IDADE ADULTA
Esta forma de compulsão verifica-se bastante em gatos siameses, e pode ser colmatada dando-lhes mais fibra, como abóbora em lata ou alface fresca cortada. Adicione uma ou duas colheres de chá na sua alimentação diária. Outra solução é oferecer alface fora das refeições, caso o gato prefira.

COMER DEMAIS
Normalmente, um gato come o suficiente até estar saciado. Contudo, a indústria alimentar, com a sua comida de sabor mais intenso, pode fazer com que o animal coma demais. Além disso, os gatos também podem recorrer ao alimento como forma de consolo para o tédio; se for um gato de interior, este comportamento pode levar à obesidade, causando problemas de saúde grave e menor esperança de vida.
Caso o seu gato coma bastante mais do que a dose recomendada por especialistas e não engorde, sem que haja alguma razão justificável para isso (como o elevado esforço físico), o seu amiguinho pode estar doente. Consulte o seu veterinário.

PERDAS DE APETITE

Pode ser complicado determinar se um gato que come pouco possui uma DAF. Tal como sucede com as pessoas, o comportamento alimentar difere de felídeo para felídeo. Se um gato tiver comida à sua disposição, tenderá a alimentar-se 10 a 20 vezes ao dia, sendo normal que se aproxime da comida, a cheire e coma apenas uns grãozinhos: não confunda este comportamento com "esquisitice".
Um decréscimo no apetite do animal ou anorexia resultam, com frequência, de problemas médicos subjacentes. Contudo, outros factores também podem causar esta DAF, como a fraca qualidade do alimento, o sabor, ou a falta de "frescura" do mesmo. Problemas dentários, renais ou hepáticos, de tiróide ou cardíacos podem causar falta de interesse em comida.
Tenha em mente que alergias alimentares, a entrada de um novo animal na casa, ou mudanças grandes em/de casa podem causar stresse num gato e causar perda de apetite.

TRATAMENTO

Existe no mercado uma panóplia variada de medicamentos e alimentação destinada a tratar a maioria das DAF do seu animal de estimação. Familiarize-se com os ritmos normais do seu amiguinho e saiba qual o seu peso normativo. Caso verifique uma mudança agravada nos seus hábitos, consulte o veterinário.

(Fontes: http://www.folsomfelines.org/; The First Aid Companion For Dogs & Cats de Amy D. Shojai)

A Francisca


A Francisca foi encontrada no passado Sábado no Marquês e foi recolhida pela Ana, a nova dona da Julieta.

É uma gatinha jovem, mimalha que gosta muito de companhia de pessoas e de outros gatos.
E cá está ela à procura de um dono simpático como ela :)





05/02/07

Os primeiros bebés do ano e não só :)

Na sexta feira à noite a Camila recebeu um apelo de um amigo acerca de uma gatinha mãe e os seus filhotes que se encontravam num caixote numa rua em Miragaia.
No Sábado de manhã lá fomos investigar e encontrámos de facto uma gatinha lindíssima, muito meiga com os seus dois filhotes giríssimos com cerca de 1 mês.
Quando olho para o terreno ao lado apercebo-me de 3 bebés com cerca de 2 meses / 2,5 meses e um amarelinho com cerca de 6 meses, com um ar muito doente e claro que não descansei enquanto não os vi numa transportadora dentro do carro :)

Assim sendo, no Sábado rumei directamente para a veterinária com 7 gatos dentro do carro, todos eles constipados, ranhosos, magros e com uma respiração aflitiva.
Foram todos medicados e encontram-se no momento em recuperação na casa da Camila. Tirando duas das meninas de 2,5 meses que são mais assustadinhas, são todos meiguinhos e nota-se mesmo que estão felizes por estar numa casa.
Passam a vida agarrados ao prato da comida e creio que continuando assim vão ficar bem num instante :)
Depois vão precisar de donos.. daqueles donos especiais dos quais nós gostamos tanto :)))

A Brigitte é a mamã e é uma gatinha nova, que se encontra muito magra e com o pelo muito mal tratado. Quando ficar boa vai ser um espanto de gata :)

Depois temos os seus dois filhotes, o Yogi e o Yoda, ambos machos que são muito castiços e que adoram andar a brincar com os "manos" mais velhos :)

Seguidamente temos duas meninas, a Osiris e a Abby, que são as mais assustadas mas tb muito bonitas
E o mano delas, o Izzy, que acho um espanto, pois é muito giro, tem uns olhos verdes lindíssimos e olha para nós com ar de mimo :)

E claro que falta o Sushi, o amarelinho (quem me conhece sabe que tinha de haver um amarelo na história LOL ). Terá cerca de 6 meses, é meiguinho, brincalhão, toma conta dos bebés todos enquanto a mãe descansa e gosta muito de ronronar :)))


Ainda estamos um pouco ranhosos ;), mas esperem uns dias e já V/ mostramos do que somos feitos :)))