O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

25/02/09

Daniela

Olá, lembram.se de mim? A Daniela? :)
Há cerca de três meses, quando eu tinha apenas dois, andava perdida no meio dos carros, numa estrada muito movimentada, quando a Alexandra me viu e não foi capaz de me deixar lá.

Agora estou esta grandalhona linda, de 5 meses de idade, muito activa e brincalhona, mas também muito meiga e carinhosa com as pessoas de quem gosto (e gosto de toda a gente!!).

Estou em casa da Alexandra, mas ela diz que eu estou a começar a “transbordar” da casa. Porquê? Porque estou a ficar grande, e ela mora num apartamento sem pátio nem varanda. Nem sempre a Alexandra me pode levar a passear como eu tanto gosto e preciso.
É certo que sou feliz aqui, gosto muito dos gatos dela (eles é que às vezes parecem não gostar assim tanto de mim, por que será? :P) e divirto-me muito. Mas na verdade, quando ela me leva a passear, sinto que preciso de mais espaço para correr, saltar, divertir-me. Também sinto que preciso de companheiros de brincadeira mais para o meu tamanho (ainda que os gatos sejam óptimos companheiros de brincadeira).

Enfim, ando à procura de casa, porque ainda vou crescer mais um bocado e vou “transbordar” ainda mais da casa da Alexandra. Ela diz que sabe que eu serei mais feliz numa casa com mais espaço, com quintal (ah... isso era o meu sonho.... poder correr num quintal....) e com donos que me possam levar a passear todas as vezes que eu precisar.

De resto, não preciso de muito. Só de boa comida, cuidados veterinários, mimos e atenção (sim, que eu sou carente e preciso que me dêem atenção – e isso inclui brincadeira q.b.).

Já levei duas picas e a Alexandra diz que me entrega já com as picas (vacinas :) ) todas. Também já tenho uma coisa chamada “chip”, que eu não sei o que é. Só ainda não fui esterilizada, seja lá isso o que for, porque ainda não tenho idade.

Queres conhecer-me? Tens pedalada para uma lindona como eu? Então telefona à Alexandra ou manda-lhe um mail:
tlm: 967157070
m_alexandrasoares@yahoo.com

23/02/09

Meninos de Rua

Como não nos é possível recolher todos os gatos meigos que sabemos que vivem na rua, iniciamos hoje uma nova rubrica de divulgação de animais meigos que conhecemos na rua, às vezes em condições mais ao menos protegidas, outras vezes menos, com a esperança talvez de que com alguma divulgação alguém se apaixone e e considere dar-lhes uma hipótese de vida melhor!
Hoje apresento-vos dois meninos pretos que vivem em Leça da Palmeira. Era uma colónia de 4 pretos, dois machos e duas fêmeas. as fêmeas entretanto desapareceram, assim como desapareciam os seus bebés...
Chamei-lhes Mr Ben e Mr Bin. São irmãos, e ambos são muito meigos, e embora na rua o Mr Bin seja bastante tímido, acredito que numa casa sentindo-se seguro fique muito meigo e confiante. O Mr Ben é um doce turrento e mião, e distingue-se do Mr Bin pois tem a cauda torta em dois sítios (sente-se mais do que se vê).Uma das pessoas que os alimentava mudou de casa no Natal, e eles agora têm uma alimentação muito mais incerta, e estão magrinhos. Se alguém sonhar com dois pretões lustrosos e meigos, uma adopção dupla era ideal, pois custa muito a ideia de tirar um da rua e deixar o outro lá sozinho sem o apoio do irmão. Foram ambos castrados pela associação Animais de Rua.

13/02/09

Quem dos meus "filhos" gosta, a minha boca adoça

Há já alguns anos que os Bichanos do Porto sabem da situação de uma senhora que foi acolhendo gatos em dificuldades e os tinha na cave da casa dela. Castramos alguns, arranjamos donos para alguns dos bébés que nasciam, mas era uma situação dificil de gerir pois estavam muitos gatos nessa cave, a senhora pouco colaborava na captura. Enfim...nada que a maioria das pessoas que ajuda os animais já não conheça.
Há cerca de 1 mês, fomos de novo contactadas pela senhora, pois a situação dela piorou muito. O marido está acamado e completamente dependente dela (alimentado por sonda), com custos de medicação muito elevados. Para piorar, o pouco trabalho que ela arranjava como costureira cada vez é menos.
E passou a não ter dinheiro para alimentar os gatos como sempre fez.

São, no total 19 gatos. 8 dela e que vivem em casa com ela (todos castrados) e 11 na tal cave, que até tem luz directa e condições "menos" más. Antigamente eles até podiam sair e entrar, mas ano passado apareceram-lhe uma quantidade deles mortos (envenenados) e agora ela optou por não os deixar sair.


Destes 11, faltavam esterilizar 7 (3 femeas e 4 machos)


E sem muita demora, passamos á acção e numa sempre feliz colaboração com a Associação http://www.animaisderua.org/, começamos a tratar da esterilização dos que faltavam, para acabar com as ninhadas naquela "colónia". Já só nos falta 1 femea :-)), enquantos os Bichanos do Porto têm ajudado na logistica do processo (pós-operatórios, capturas, boleias).

Macho e femea, castrados há 2 semanas


Femea p/b, eutanasiada quando ía ser esterilizada, com problema cardiaco( há 2 semanas)

Macho p/b castrado hoje

Macho castrado hoje
Para além disso, desde há 1 mês temos assegurado a alimentação deles, com donativos que vamos recebendo.
Para continuar este trabalho, precisamos de ajuda, nomeadamente:
- ração seca (pelo menos de gama média, para os manter saudáveis). Eles comem cerca de 25-30 kg por mês.
- Latas
- Desparasitantes :
. Advantage (a senhora usava frontline, mas eles continuam com pulgas e 1 deles até ficou careca com alergia à pulga)
. Internos (drontal, caniquantel, milbemax.)
Claro que também aceitamos e agradecemos donativos em dinheiro, e tratamos nós de comprar o que é preciso.

Ajude-nos a ajudar esta senhora que, apesar das dificuldades, nunca pôs a hipótese de abrir-lhes a porta e abandoná-los à sorte deles...só quer auxilio para continuar a cuidar deles, o melhor que pode e sabe.

10/02/09

Dá cá mais cinco.

Ora aqui está a nossa primeira ninhada de 2009, que esperamos faça jus ao nome de grupo, "Resistentes" :)
A história é sempre a mesma, deixados num ponto de recolha de lixo dentro de uma caixa de cartão. Parece impossível, mas é verdade :(((

E agora senhoras e senhores, vamos às apresentações: nesta foto temos o Asael e o Zus.



Aqui de novo o Zus acompanhado pela namorada do Tuvia, a Lilka.

E agora é a vez do Aron e do Tuvia (à direita).

Todos juntos, dão 2.328gr de gato :) e são a alegria desta casa desde ontem à noite, correm, saltam, brincam e saem da jaula pelas grades, é uma borga.

E como não podia deixar de ser: as fotos de familia.



09/02/09

Gaudi - adoptado :)





Olá, eu sou o Gaudi!




Como podem ver, sou um belo e jovem gatão todo branco e muito peludo. Já estou castrado e vacinado. Gosto muito de humanos pois adoro brincar com eles, saltar-lhes para o colo e apanhar as suas festinhas. Tal como a maior parte dos gatos brancos sou surdo e por isso os meus miados, quando estou sózinho, são por vezes altos. Procuro uns donos à maneira que me queiram como felino único pois não tolero a companhia de outros da minha espécie. Há candidatos?




Camila Vieira