O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

29/08/13

Nós já fizemos a diferença 1490 vezes... e tu?

Não se conseguir ficar indiferente ao sofrimento dos animais com que nos cruzamos é algo que define um bom ser humano.
Todavia, um coração sensível não é aquele que olha para o lado para não se chocar com o que vê, um coração verdadeiramente sensível é aquele que não consegue ficar indiferente e decide agir e fazer de tudo que está ao seu alcance para dar paz ao seu coração, sabendo que salvou o animal que precisava de si naquele momento.
 Fazer a diferença está ao alcance de TODOS. Não é algo que dependa apenas de algumas pessoas especiais, associações ou grupos de pessoas que ajudam animais, depende de TODOS nós. Cada um de nós tem em si a capacidade de socorrer um gato ferido, abandonado, com fome ou perdido e transformar a sua vida. Não é fantástico saber que pode ser o agente de uma transformação maravilhosa destas?
 Este post pretende apenas dar algumas sugestões e orientações básicas, no sentido de o ajudar a saber o que fazer nestas situações.

 Quando encontrar um animal ferido, aproxime-se dele calmamente e fale de forma suave. Deve-se acalmar o animal afagando a parte de trás da cabeça e as orelhas suavemente. Se lhe parecer que o animal está com frio cubra-o com um cobertor. Se lhe parecer com calor excessivo tente colocá-lo à sombra e refrescá-lo.
 Pode tentar movê-lo para uma transportadora a fim de o levar a um veterinário. Tenha cuidado no manuseamento, com as dores o animal poderá reagir agressivamente, mas antes dará sinais disso: o pêlo ficará eriçado, a cauda abanará furiosamente, bufará de boca aberta e as suas orelhas estarão para trás. Proteja as suas mãos com umas luvas de jardim ou toalhas. Um gato meigo dificilmente agirá de forma agressiva consigo, por isso uma aproximação cuidada e carinhosa terá bons resultados. A captura de um gato silvestre exige um procedimento totalmente diferente, pois estes não permitem contacto com seres humanos (ver mais adiante). 
 Se o gato que avistar ferido estiver numa estrada, por favor tenha cuidado para não colocar a sua vida em risco ou a dos outros. Poderá pedir a ajuda da polícia para ajudar a controlar o trânsito de modo que possa proceder ao seu resgate de forma segura.
 Procure imediatamente um veterinário, não deixe o animal a sofrer sem tratamento. As dores que este sente são reais e tão dolorosas quanto aquelas que sentiria se estivesse no seu lugar. Proceda da mesma forma que gostaria que fizessem consigo, se estivesse no lugar daquele animal. Providencie todo o conforto e cuidados. Existem veterinários notáveis, habituados a socorrer animais de rua, mas saiba que terá que se preparar para pagar a conta. Mais adiante falaremos como poderá agir para tentar gerir este encargo.
 Ao encontrar um gato abandonado, poderá resgatar o animal e recolhê-lo em sua casa temporariamente até encontrar uns donos responsáveis para ele. Poderá proceder à sua divulgação no facebook, e em alguns sites como o http://www.adopta-me.org/, contar a história do animal, colocar boas fotografias e um contacto. O animal ao ser levado para sua casa deverá ser desparasitado interna e externamente e colocado num local aparte de outros animais que tenha, com acesso a água fresca, alimentação, ventilação e iluminação natural. Existe uma preocupação essencial a ter nestes casos que é a da esterilização do animal http://bichanosdoporto.blogspot.pt/2008/06/esterilizao.html.
 No caso de um animal que se encontre perdido, poderá estar atento ao site http://www.encontra-me.org/ e perceber se existe algum anúncio que se assemelhe ao gato que encontrou, ou então recolher o animal e divulgá-lo nesse mesmo site em animais encontrados e aguardar que os donos o reclamem. Poderá afixar cartazes e posters em locais comerciais com uma foto que caracterize bem o animal e que contenha um contacto.

 Se encontrar um gatinho bebé, leia aqui neste post o que já escrevemos sobre este assunto: http://bichanosdoporto.blogspot.pt/2012/04/encontrei-um-gatinho-bebe-o-que-devo.html
 Se perto de si existe uma colónia de gatos, deverá alimentá-los diariamente com ração para gato e água fresca. Procure manter sempre o local de alimentação limpo e apresentável, de modo a evitar conflitos com vizinhança, é uma questão de higiene pública e boa cidadania.
NUNCA DÊ PEIXE COM ESPINHAS aos gatos, pois o que acontece é que muitas vezes estas ficam alojadas na sua boca, infeccionam e o animal ao fim de algum tempo deixa de poder comer com as dores e morre à fome.
No caso de gatos silvestres a viver em grupo, poderá candidatar a colónia de gatos que alimenta a uma associação que os capture, esterilize e devolva ao seu ambiente. Para isso, deverá reunir verbas junto de amigos e vizinhos que permitam pagar parte da castração dos animais. Se precisar de ajuda na captura, poderá contactar a Associação Miacis - Protecção e Integração Animal (geral@miacis.org).
A questão do dinheiro é um assunto sensível e reincidente quando nos fazem apelos. Os nossos recursos são escassos no que diz respeito a mão de obra, espaço físico e verbas, mas fazemos das tripas coração para levarmos este nosso projecto avante. Os animais merecem, são dignos da nossa compaixão e esforço. Por este motivo, muitas vezes não podemos ajudar, pois nós mesmas lutamos com os casos que se cruzam no nosso caminho. Em relação ao dinheiro, o que podemos sugerir é o que nós mesmas fazemos: façam artesanato, venda de bolos, peçam donativos a amigos que estejam dispostos a ajudar. Seja criativo e não desista! 
Os animais merecem pela sua bondade e inocência! É preciso dar a nossa voz por eles e agir em sua defesa!
Incentive mais pessoas à sua volta a fazer a diferença, a nunca ignorar o sofrimento e a crueldade. Lute pela compaixão para com todas as criaturas, combata os mitos cruéis que só conduzem ao abandono e à prática de maldade. Informe-se sobre os animais que adopta para os poder compreender melhor e divulgue as acções de voluntariado praticadas por todos aqueles que conhece. É esse o sentido para um ser humano pleno, para um coração mais nobre, para um caminho digno.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora nem de propósito! Acabei de ouvir á 5 minutos "Ontem lembrei-me de si" porque o dito sr tinha visto 4 gatinhos bébés na rua.
Confesso que hoje "saltou-me a tampa". DIsse-lhe que não podem ser sempre os mesmos, que quem se preocupar c/ a siaução que faça algo por eles e que se todos fizessem um pouco não tinhamos n´so de fazer tudo! É que as pessoas querem fazer, mas é de boca, mandam para os outros, e pior é que os outros são sempre os mesmos......enfim desculpem mas tou esgotada!
Lá me foi dizendo, qd viu que fiquei brava que uma senhora pegou neles numa caixinha e levou-os para a clinica vet...enfim ....

Manuela